Pesquisas e Consultoria

NOSSAS PESQUISAS

Impactos socioeconômicos da atividade portuária na economia regional: análise da distribuição espacial dos postos de trabalho por gênero e efeitos sobre o nível do emprego e da renda no Maranhão.

O projeto é financiado pela FAPEMA e avalia os principais impactos socioeconômicos regionais da atividade portuária no Maranhão, sobre o emprego, a renda e a dispersão espacial dos postos de trabalho, por gênero, na cadeia produtiva vinculada ao Porto do Itaqui. A pesquisa visa também subsidiar o planejamento estratégico da autoridade portuária e as decisões de investimento e alocação de recursos do governo do Estado, viabilizando o diagnóstico acurado, por meio da associação dos diferentes volumes de tráfegos de cargas do Porto do Itaqui e os dados de emprego e renda regionais, produzindo evidências que identifiquem o papel da autoridade portuária no processo de transformação e desenvolvimento do Maranhão.

Acesso ao projeto

Formação de capacidade técnica para inteligência eleitoral e análise de políticas públicas.

É um projeto de extensão, financiado pela FAPEMA, junto ao Instituto Jornalista Luiz Pedro – IJLP. Tem o propósito de promover a qualificação de estudantes do ensino médio da rede pública na área de métodos quantitativos para análise de dados eleitorais e de políticas públicas junto ao Instituto Jornalista Luiz Pedro, no âmbito no “Cursinho Pré-Vestibular De Boas” e do Observatório de Políticas Públicas. O projeto atua desenvolvendo o protagonismo de jovens em situação de vulnerabilidade social, reduzindo assimetrias sociais por meio da formação de capacidade analítica para que esses jovens desempenhem funções importantes dentro do próprio instituto na área de inteligência eleitoral e análise de políticas públicas.

Acesso ao projeto

A relação dos ocupados no Nordeste do Brasil: uma perspectiva de gênero.

Esta pesquisa investiga a evolução da dinâmica das ocupações, sob a perspectiva de gênero, as diferenças e/ou semelhanças entre essas ocupações e a divisão social entre os sexos para o Nordeste do Brasil. A questão de gênero apresenta diferentes abordagens que explicam diversas perspectivas das relações de gênero. A construção de gênero como categoria analítica implica dois níveis que estão inter-relacionados, mas analiticamente diferenciados. No primeiro nível, gênero é construído de relações sociais baseadas nas diferenças referentes ao sexo. No segundo, o gênero, de forma primária, representa as relações de poder. Sua principal característica é a mutabilidade, visto que a organização social e as relações de poder podem variar de acordo com as culturas, as diferentes sociedades e o tempo. Para analisar a desigualdade de gênero presente na distribuição desigual de homens e mulheres no mercado de trabalho, esta pesquisa atenta-se especialmente à divisão sexual do trabalho, uma forma da divisão do trabalho social decorrente das relações sociais entre os sexos. Existem dois princípios organizadores que contribuem para a divisão sexual do trabalho: o princípio da separação e o princípio da hierarquização. Considerando estes princípios, verifica-se que a participação feminina no mercado de trabalho mantém-se concentrada em alguns setores de atividades e em determinados segmentos profissionais, sendo esta forma de divisão considerada a base das desigualdades entre homens e mulheres no mercado de trabalho.

Compreende-se a divisão sexual do trabalho como um fator de significativa influência para a associação de mulheres à esfera reprodutiva, ao passo em que os homens permanecem livres para ocupar a esfera produtiva, estabelecendo assim uma relação assimétrica entre os sexos, que cria e reproduz as chamadas desigualdades de gênero. Nesta divisão, a determinação de funções com base no sexo do indivíduo está relacionada com a concentração da mão de obra feminina em empregos relacionados ao âmbito doméstico.

Acesso ao projeto

Análise e Investigação da Privação dos Escolares: fatores de risco e proteção à saúde, insegurança alimentar e desempenho escolar na educação básica maranhense.

Esta pesquisa visa construir o primeiro panorama da realidade de fatores de risco e proteção à saúde, insegurança alimentar a partir dos 10 anos de microdados disponíveis na Pesquisa Nacional da Saúde dos Escolares, permitindo acompanhar e comparar a situação do Estado em relação as demais unidades da federação e comparação com as demais capitais do Brasil. Posteriormente, caberá entender como a privação de acesso afeta o desempenho escolar desses alunos permitindo o reconhecimento dos determinantes e condicionantes da proficiência escolar em situações de privação. A partir desse diagnóstico será possível propor e identificar (baseado nas políticas adotadas ao longo dos 10 anos analisados) quais políticas públicas possuem eficiência e eficácia na redução da desigualdade e quebra do ciclo intergeracional da pobreza garantindo que o acesso à educação gere transbordamentos para toda a realidade socioeconômica maranhense.

Acesso ao projeto

CONSULTORIA

O que fazemos

1. Avaliação de Impacto Socioeconômico. Medir resultados de intervenções econômicas. Baseia-se na utilização de modelos econômicos e estatísticos para aferir, a partir de informações disponíveis, os efeitos de intervenções, políticas e programas públicos e privados. 

2. Construção de Índices e Indicadores de Mercado. Monitorar os resultados econômicos e financeiros de produtos e serviços. Apoia-se nos métodos estatísticos para elaborar indicadores que permitam acompanhar sistematicamente a dinâmica comercial e financeira dos distintos segmentos de mercado. 

3. Estudo de Viabilidade Econômica de Negócios. Produzir conhecimento sobre potenciais lucros e retornos de um empreendimento. Consiste na verificação/avaliação da factibilidade ou efetividade de negócios, a partir da consideração de diversos aspectos, tais como: financeiro, operacional, logístico, comercial, entre outros. 

4. Pesquisa e Análise de Mercado.  Gerar conhecimento sobre determinado mercado. Consiste na identificação da estrutura de demanda e oferta, por meio do processo de coleta, análise e interpretação de dados e informações importantes de um determinado nicho, setor ou segmento. 

5. Treinamento em Análise de Dados. Formar mão-de-obra para pequenos negócios. Treinar quadros gerenciais de empresas e negócios para análise de informações conjunturais e de fluxos operacionais, por meio do processo de coleta e tratamento adequado dos dados e informações pertinentes, para subsidiar o processo de tomada de decisão. 

6. Consultoria em Análise de Dados. Produzir informações úteis a partir de dados. Compreende o processo de análise de informações econômicas, comerciais, financeiras, eleitorais, de políticas públicas, entre outros, por meio de ferramentas tecnológicas, para gerar insumos que permitam assistir o processo de planejamento, a criação de estratégias, a redução de riscos, a antecipação de necessidades, a melhora da experiência com clientes e fornecedores e demais decisões.

Como podemos colaborar

Fornecer consultoria econômica especializada, baseada em dados, para apoiar as decisões de investimento, identificar novas oportunidades de negócios, contribuindo para a competitividade e inovação dos pequenos e médios empreendimentos.

Desenvolver estudos e pesquisas sobre o mercado de trabalho, com foco na estrutura de emprego e renda, para auxiliar no monitoramento das condições econômicas e no planejamento estratégico dos setores produtivos.

Capacitar a equipes técnicas de pequenos negócios e empresários na análise de dados, oferecendo treinamento técnico para melhorar a capacidade de interpretação de informações econômicas e tomada de decisões estratégicas.

Elaborar diagnósticos socioeconômicos e cenários macroeconômicos, contribuindo com o desenvolvimento de políticas públicas e programas de incentivo ao empreendedorismo sustentável e inclusivo.

Construir indicadores econômicos e sociais e datasets que permitam o acompanhamento sistemático do desempenho de diferentes segmentos de mercado e a avaliação contínua dos impactos de políticas e intervenções voltadas para pequenos negócios.

Desenvolver estudos e pesquisas sobre estrutura de emprego e renda em pequenos negócios por recorte setorial e territorial e sobre a distribuição espacial da população, auxiliando na identificação de oportunidades de desenvolvimento local e no planejamento de ações que promovam a geração de empregos e a criação de empresas em regiões específicas.

Realizar o levantamento de dados e propriedades para o design, síntese e simulação de processos de plantas industriais químicas e bioquímicas. Estimativa dos custos de capital, equipamentos e a implementação, bem como os custos operacionais.

Executar a análise técnico-econômica com o objetivo de avaliar a viabilidade e rentabilidade de processos e plantas industriais, que visam fornecer suporte para a tomada de decisão, permitindo a seleção da melhor alternativa viável de projeto.

Translate »